domingo, 29 de maio de 2011

Salto Ventoso!!!

Bom dia!!!

Aproveitando esse friozinho absurdo que está fazendo esse final de semana, hoje conto sobre quando fiz uma viagem rapidissima para o Rio Grande do Sul. Mais especificamente a cidade de Farroupilha, bem próxima de Caxias do Sul. Quando fui pra lá ano passado achei que estaria um frio como está hoje, mas estava um SOL lindo e muito calor...
Fui em março de 2010, não fui com fins de fazer turismo, e sim para uma formatura, mas consegui conhecer  lugar lindo chamado Salto Ventoso! Uma cachoeira muito muito muito bonita.

 

É uma queda de 55 metros, e fica pertinho da cidade, cerca de uns 10 kilometros. Dá para ir andando, mas como eu sou preguiçosa por natureza, recomendo irem de carro.
Lá é belíssimo, e até ano passado não cobrava para entrar, o que é bom e ruim do meu ponto de vista, por não ter cobrança, não tem muita infra estrutura, assim falta um pouquinho de segurança. Podemos ficar beeeem perto mesmo das quedas. Meio perigoso.
Mas tirando isso, a vista de lá é maravilhosa, a vontade é de sentar e ficar horas observando e não ouvindo nada a não ser passarinhos, e o barulho sensacional da água caindo que eu adoro (vide post cataratas ) tanto e acho tão relaxante. Também pode ficar descalço sentindo a água (geladíssima) passar por você.
No caminho para lá quem estiver indo a pé vai se admirar com hortensias dependendo da época do ano, eu infelizmente quando fui elas já estavam muito secas pois era fim do verão. E no caminho tem uns pontos com uns "mirantes" onde dá para tirar fotos lindas de longe com a cachoeira ao fundo.


O parque em volta é bem tranquilo, perfeito para um pique nique, ler um livro ou só ficar lá sem fazer nada.... que delícia!
E outra coisa muito bacana desta cachoeira é que dá para descer por trás dela, ver e sentir a queda das águas, é muito lindo, coisa que nem todas as cachoeiras oferecem.
É lá embaixo vendo aquele monte de águas caindo com tanta força que percebemos como a natureza é divina independente da nossa vontade.




 Em resumo: Se você estiver de passagem pelo Sul, Gramado, Caxias, Bento Gonçalves e outra ali por perto, não deixe de dar uma passada em Salto Ventoso em Farroupilha! É lindo, limpo (muito importante), e estar em contato com a natureza mesmo que seja de vez em quando faz um bem danado num faz não!??!?

Salto Ventoso: Entrando na cidade, ao passar pela 1ª sinaleira, entre a esquerda numa rua oblíqua e siga até o final dela. No entroncamento vire a esquerda novamente e siga as placas que levam a Salto Ventoso, mais 12km de estrada de chão. Uma vez na cascata, estacione o carro no final da estradinha depois de passar pela guarita. (Fonte: www.escaladacafe.com.br)

Fotos: Arquivo pessoal.

Espero que tenham gostado e que em suas próximas visitas ao Sul, vocês passem por lá!
Bom friozinho a todos!

Cá :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí ; )