terça-feira, 31 de maio de 2011

PETAR!

Boa noite de muito frio pra todos vocês!

Hoje vou falar de novo de um lugar cheio de natureza, com cachoeiras (sim, eu as adoro!) e cavernas!!!
Sim, já explorei cavernas, e cachoeiras dentro de cavernas!!!!!
Como coloquei no perfil ali do ladinho, sou turismóloga, ou seja, sou formada em Turismo. E a faculdade de turismo "exige" algumas viagens do aluno todo ano, e no 2º ano fomos para Iporanga, no norte do Paraná, para conhecer o Parque Estadual Turístico Alto da Ribeira. Nem preciso falar que a viagem foi excelente, nunca me imaginei dentro de cavernas, com água (congelando) na altura dos ombros e caminhando em direção a uma cachoeira que também estava dentro da caverna.
O PETAR é uma unidade de conservação e hoje também é considerado pela UNESCO patrimônio da humanidade, parte da Mata Atlântica, recheado de opções de cavernas para explorar, trilhas, turismo de aventura e tudo que a maioria de nós nunca fazemos por estar ou presos no metrô ou no trânsito!

Ficamos hospedados em uma pousada bem simples, com acomodações básicas mas confortável na medida. A comida era excelente, gostinho de comidinha do interior.
Fizemos um conjunto de várias coisas na visita ao parque, trilha, atravessar rios, cavernas, cavernas cheias de água, por fim a cachoeira dentro da caverna e no segundo dia, Bóia Cross pra descer um pedaço do rio. Foi um aventura, sem exageros!

Foto: revistaturismo.com.br

Existem no parque várias cavernas, não me recordo do nome de qual exploramos, mas era sensacional, algo que nunca imaginei ver, seus cantinhos, estalagmites e estalactites (lembraram das aulas de biologia?) pingando, rios e lagos que se formaram lá dentro, é algo excepcional de se ver e de se explorar.
Está com dor nas costas? Preguiça? Deixe-as em casa para quando for ao Petar, você irá fazer trilhas no meio da mata, não são trilhas planas e tranquilas, são subidas e descidas, atravessando rios nada tranquilos segurando uma cordinha, e nas cavernas subindo e descendo por entradinhas minusculas. Como a região é cercada pelo Rio Betari, a caverna em muitos momentos tinha água na altura dos ombros pra mais, vá agasalhado pois a água é congelante, e supere seus medos de aranhas, e insetos em geral, eles estarão lá pra acompanhar sua caminhada.




 As fotos são de várias pessoas da minha sala, pois num levei minha câmera com medo de molhar/quebrar/perder no meio das cavernas. Obrigada pessoal que colocou as fotos em facebook/orkut!!!
Outra coisa importantíssima que notei durante a caminhada tanto no parque quanto dentro das cavernas também, era como é bem preservado e limpo! É bom ver que nossos patrimônios são bem cuidados por todos nós!


A cachoeira dentro da caverna foi aquele momento em que esqueci o frio, a dor nas pernas e tudo mais. É inacreditavelmente lindo, revigorante, relaxante! Todos saíram de lá renovados, outras pessoas!

 

Em resumo, recomendo o PETAR para todo mundo pelo menos uma vez na vida!
Esquecer celular, computador, nextel, trabalho, e tudo mais, e só ver ao nosso redor a natureza divina como ela é! Pode parecer piegas mas passar um final de semana que seja lá renova as energias!


PETAR:
Régis BIttencourt BR116Tempo de viagem aproximadamente 5 horas

Eco Vias ImigrantesTempo de viagem aproximadamente 6 horas

Castelo Branco SP-280Tempo de viagem aproximadamente 6 horas


Fonte: http://www.petaronline.com.br/ e http://www.pousadadoquiririm.com.br/


Espero que visitem SIM o petar um dia e sintam toda boa energia que senti! E que se sintam tão maravilhados quanto eu!

Já foram? Nessa ou alguma outra caverna? Conta mais, comentaí rs

Cá 

2 comentários:

  1. Que Maraaa...esse era um lugar que nunca tinha pensado em visitar...mas agora gostei...rsrs!!!

    ResponderExcluir
  2. ôô caverninha... hahahaha Demaiss demais demaiss!!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí ; )