Hoje vou falar de novo de um lugar cheio de natureza, com cachoeiras (sim, eu as adoro!) e cavernas!!!
Sim, já explorei cavernas, e cachoeiras dentro de cavernas!!!!!
Como coloquei no perfil ali do ladinho, sou turismóloga, ou seja, sou formada em Turismo. E a faculdade de turismo "exige" algumas viagens do aluno todo ano, e no 2º ano fomos para Iporanga, no norte do Paraná, para conhecer o Parque Estadual Turístico Alto da Ribeira. Nem preciso falar que a viagem foi excelente, nunca me imaginei dentro de cavernas, com água (congelando) na altura dos ombros e caminhando em direção a uma cachoeira que também estava dentro da caverna.
O PETAR é uma unidade de conservação e hoje também é considerado pela UNESCO patrimônio da humanidade, parte da Mata Atlântica, recheado de opções de cavernas para explorar, trilhas, turismo de aventura e tudo que a maioria de nós nunca fazemos por estar ou presos no metrô ou no trânsito!
Ficamos hospedados em uma pousada bem simples, com acomodações básicas mas confortável na medida. A comida era excelente, gostinho de comidinha do interior.
Fizemos um conjunto de várias coisas na visita ao parque, trilha, atravessar rios, cavernas, cavernas cheias de água, por fim a cachoeira dentro da caverna e no segundo dia, Bóia Cross pra descer um pedaço do rio. Foi um aventura, sem exageros!
Foto: revistaturismo.com.br
Existem no parque várias cavernas, não me recordo do nome de qual exploramos, mas era sensacional, algo que nunca imaginei ver, seus cantinhos, estalagmites e estalactites (lembraram das aulas de biologia?) pingando, rios e lagos que se formaram lá dentro, é algo excepcional de se ver e de se explorar.
Está com dor nas costas? Preguiça? Deixe-as em casa para quando for ao Petar, você irá fazer trilhas no meio da mata, não são trilhas planas e tranquilas, são subidas e descidas, atravessando rios nada tranquilos segurando uma cordinha, e nas cavernas subindo e descendo por entradinhas minusculas. Como a região é cercada pelo Rio Betari, a caverna em muitos momentos tinha água na altura dos ombros pra mais, vá agasalhado pois a água é congelante, e supere seus medos de aranhas, e insetos em geral, eles estarão lá pra acompanhar sua caminhada.
As fotos são de várias pessoas da minha sala, pois num levei minha câmera com medo de molhar/quebrar/perder no meio das cavernas. Obrigada pessoal que colocou as fotos em facebook/orkut!!!Outra coisa importantíssima que notei durante a caminhada tanto no parque quanto dentro das cavernas também, era como é bem preservado e limpo! É bom ver que nossos patrimônios são bem cuidados por todos nós!
A cachoeira dentro da caverna foi aquele momento em que esqueci o frio, a dor nas pernas e tudo mais. É inacreditavelmente lindo, revigorante, relaxante! Todos saíram de lá renovados, outras pessoas!
Em resumo, recomendo o PETAR para todo mundo pelo menos uma vez na vida!
Esquecer celular, computador, nextel, trabalho, e tudo mais, e só ver ao nosso redor a natureza divina como ela é! Pode parecer piegas mas passar um final de semana que seja lá renova as energias!
PETAR:
Régis BIttencourt BR116Tempo de viagem aproximadamente 5 horasEco Vias ImigrantesTempo de viagem aproximadamente 6 horas
Castelo Branco SP-280Tempo de viagem aproximadamente 6 horas
Fonte: http://www.petaronline.com.br/ e http://www.pousadadoquiririm.com.br/
Espero que visitem SIM o petar um dia e sintam toda boa energia que senti! E que se sintam tão maravilhados quanto eu!
Já foram? Nessa ou alguma outra caverna? Conta mais, comentaí rs
Cá
Que Maraaa...esse era um lugar que nunca tinha pensado em visitar...mas agora gostei...rsrs!!!
ResponderExcluirôô caverninha... hahahaha Demaiss demais demaiss!!!!
ResponderExcluir